Fãs, Amigos e afins

9 de outubro de 2009

Até que a morte nos separe?

Com base no tema dos maus tratos domésticos, dizem-se muitas coisas e de certeza que se continuaram a dizer, mas li hoje mesmo num artigo que, em Espanha, mais de dois milhões de mulheres já foram, pelo menos uma vez, maltratadas pela pessoa que chegaram a querer. 
Talvez tenha sido esse o único pecado que cometeram e o que as impede de reagir perante um claro inimigo.
Não sei quais os números oficiais em Portugal, de certeza que não haverá tantas mulheres mal tratadas. Logicamente porque somos bastante menos população e o que eu adoraria mesmo era que não houvesse nenhuma. Nem aqui, nem noutro lugar....
Mas por uma mulher que seja mal tratada, por uma só que seja...  Eu, pelo menos eu (e acredito que muitos outros), noto em mim tanta impotência que talvez numa tentativa em vão, atrevo-me a animar, desde este meu humilde e insignificante blog, qualquer mulher que esteja sofrendo um atentado contra a integridade física e moral de tal índole. Encorajo-a a que denuncie. Por muito que custe, por muito que magoe...
Porque?
Será que querem que a frase até que a morte nos separe se torne uma realidade? Mas neste caso com sentido trágico.
Será que se custa denunciar, não custa mais perder a vida?

4 comentários:

ADEK disse...

Não consigo perceber as mulheres que sofrem maus tratos e não têm coragem (?) para denunciar. Creio que elas acham que o amor incondicional engloba também "levar e calar". Não compreendo, não compreendo...Mas também não estou bem ciente das consequências de, por exemplo, ir à polícia. Não estou mesmo,e posso estar a dizer uma barbaridade: mas se nos queixarmos a um polícia de um assalto, de uma agressão, eles tomam conta da ocorrência, mas não nos dizem "ah, se não apanharmos em flagrante não podemos fazer nada"? Numa situação parecida, talvez eu também tivesse medo, porque quem ia voltar para casa, sofrer de novo sem ninguém mais a apanhar o meu agressor em flagrante, era EU!:S São questões complicadas... Beijinho!*

Oscar Tomé disse...

Adek, é um interessante ponto de vista, mas alguém tem que por um ponto final nisto... se a lei ou qualquer outra coisa tem que ser mudada, então que a mudem. Não entendo o porque de os nossos governos não se debruçam sobre problemas deste tipo...
Tem que haver uma solução para as mulheres não pensarem que não vale a pena...

Ginger disse...

Choca-me bastante mais os maus tratos a crianças... as mulheres têm escolha, que passa por sair de casa, ou agarrar na faca de trinchar o peru na noite de natal, e fazer festinhas ao marido na barriga. Agora as crianças... isso sim... revolta, enoja, entristece, repugna.


kiss*

Oscar Tomé disse...

Gingerbread Girl, tens toda a razão... repugno qualquer tipo de mal trato, as mulheres tem opção, mas a realidade é que as crianças... vou ter que dedicar um post um dia destes... beijos e obrigado pelo comentário...