Fãs, Amigos e afins

25 de agosto de 2009

Sempre no pensamento...


É sem sombra de qualquer dúvida, uma cadela diferente.
Aceito que toda a gente ache o mesmo das suas cadelas e aceito também que todos achem que todos os seres somos diferentes… mas esta cadela é mesmo diferente.
No primeiro dia que a vi, não achei piada, parecia um leitão, era cor-de-rosa, alguém me tinha contado uma historia que dizia que era albina… aquela não era a minha cadela.
Depois aceitei o facto de que ao ser albina, nesse momento o que mais se fazia notar era a cor da pele dela, mesmo assim não achei piada…
Tinha recebido um cão da mesma raça (Boxer) dias antes e eu e a minha mana decidimos que o levávamos para ele conhecer a sua futura querida esposa, e ela fez-nos a desfeita de se atirar a ele as dentadas. Com apenas uns meses e já se sabia que, quem ia usar as calças era ela.
Pronto ela, digamos que não entrou com o pé direito na nossa família. Admito que várias vezes pensamos em devolver.
Não queria dormir e por consequência não deixava dormir. Lembro-me que de vez em quando lá fechava os olhos mas sempre de pé, para que não acreditássemos que íamos ganhar essa batalha.
Pronto asneiras é normal tinha poucos meses e isso desculpamos sempre…
Com o passar do tempo foi ganhando o nosso carinho, ela foi capaz de chamar a nossa atenção, não sei se porque ela era a dominadora no casal, ou por outro motivo qualquer, mas fez com que o meu cão não fizesse nada mais do que abanar o rabo e apanhar um pau.
Ela? Ela é irrequieta. Não se conforma com nada que seja do tipo fica ai quieta ou vai dormir para ali ou qualquer coisa lógica.
Ganha sempre essas batalhas com um som característico que nos fez ficar babados por ela desde que o fez pela primeira vez. Não consigo imitar nem sequer, escrever uma sequência de letras que descreva esse som mas é muito diferente a tudo que eu imaginava que um cão pudesse fazer…
O seu nome é Kyra é completamente branca, albina para os entendedores, e com uma mancha camurça que lhe passa pelo meio da cabeça. Parece que tem duas caras… adorável acreditem.
Não sei dizer qual o Q.I. que os cães possuem mas esta de certo que tem um bem elevado. Entende tudo, desconfio, por vezes que entende a nossa fala.
Milhões de vezes faz exactamente o que nós necessitámos. Não estou a falar do tipo faz uma pirueta e ela faz. Isso para ela é proibido pois nem sequer se digna a fazer.
Ela sabe quando estamos tristes ou quando estamos contentes. Sempre a abanar o rabo. Quando estamos tristes encosta o focinho subtilmente e põe aquele olhar meigo que só quem conhece sabe que ela faz. E fica ali a olhar para ti até que te faz pensar em coisas melhores.
Quando estamos contentes. Bem brinca como ela própria não gosta muito, mas brinca para mostrar que está feliz por nós.
Ela é alérgica à penicilina. Incrível. Poucos cães, segundo o veterinário, são alérgicos mas esta é. Ate nisso marca diferenças.
Logo ai entendi que esta minha cadela ia estar cheia de problemas e se reparar-mos bem ate ser albina já é uma doença.
A minha cadela já esteve cega. Tem uma doença do mosquito que nem sequer me vou preocupar em saber o nome real. Para mim basta saber que é do mosquito e pronto.
Uns comprimidos fizeram com que ela voltasse a ver minimamente.
Foi mãe de uns quantos cachorros, eram todos muito fofinhos e de certo que estão neste momento a dar alegrias aos seus donos…
O veterinário diz que existe um tratamento melhor…
Esse tratamento fez com que ela começasse a deixar de comer. Triste como nunca antes a tinha visto… até ao dia da sua morte, ela, sempre abanou o rabo e consegui entender o que nós necessitávamos.
Eu pedi-lhe para não morrer. Ela não conseguiu mas sei que tentou…
O Brutus anda triste. Tenho tentado fazer-lhe companhia e ele distrai-se.
Não consegui ir ao funeral dela. Mas o meu pai relatou-me que até falecida ela olhava fixamente com aquele olhar que eu vou ficar para sempre nas minhas lembranças… talvez querendo que o meu pai não ficasse triste com a sua despedida!
Descansa em paz
Sempre companheiros…

2 comentários:

Unknown disse...

OK!! Fizeste-me chorar!!!
Eu acredito quando dizes que os cães nos entendem, e sinceramente, acho que até falam connosco!
Senão, alguém me explique porque raio o meu cão só começa a fazer barulho a partir do momento em que eu acordo e abro os olhos?
Porquê sempre que há um acidente grave, no raio de 10Km, ele uiva?
O meu cão é o meu melhor amigo, apesar de só ter um ano e meio e quase ter morrido nos primeiros dias de vida, acredito que ainda temos muitas aventuras pela frente...
Ah, os animais são todos especiais, mesmo sendo
à sua maneira...

Esther Tome disse...

Os olhos da minha mãe brilhavam de alegria quando esta cadela diferente aparecia... era uma cumplicidade tremenda, na qual a minha mãe já sabia o que ela queria....
Tenho saudades tuas, princesa... sabia que isto iria acontecer mas não estava preparada!!!todas as manhãs ao acordar pensava em ti, na esperança de te ver melhor... mas não,e sempre que não querias comer, partias-me o coração... sabia que um dia não te encontraria com aquele olhar!!!...
espero ter feito por ti tudo o que ao meu alcançe estava para te ter aqui hoje, foste uma super-princesa sempre a lutar pela vida!!!
Na realidade sinto-me orgulhosa de ti, porque eras... DIFERENTE...
O Brutos, esta triste... sozinho... sei isso porque quando chego a casa já não aparece no portão grande pra me dar as boas-vindas, porque faltas tu que mesmo sendo a mais molengona aparecias...
Não foi uma despedida, porque estas presente...
Descansa em Paz
sempre companheiros...