Fãs, Amigos e afins

25 de março de 2012

Uma de futebol e árbitros...


Ultimamente fala-se mais dos arbritos de futebol, do que propriamente do futebol em si. 
Bem, falar já é mau, mas quando se lembram também da família, isso já é passar os limites
As pessoas não se apercebem que estas persongens são seres humanos e como tal erram como todos nós.
Pergunto eu, porque não se critica mais veemente os jogadores e os treinadores, quando eles falham?
Será que é culpa do arbitro quando alguém falha um remate fácil, ou um penalti?
Será culpa do arbitro, quando um jogador agride um companheiro de profissão, um treinador ou um adepto?
Será culpa do arbitro, quando um treinador faz alterações na equipa que são totalmente catastróficas e não se entendem?
Será culpa dos árbitros que os jogadores estejam em melhor ou pior forma. São eles que treinam? São eles os que têm que jogar pelos valores de um clube com amor a camisola?
Todos nós erramos...
O que mais me chateia nisto tudo, é que os clubes grandes e os seus adeptos não entendem que eles serão sempre os mais beneficiados. Em caso de duvida um clube pequeno é, salvo rara excepção, sempre prejudicado, em parte também por essa pressão mediática que os grandes exercem sobre os senhores do apito. 
Pensem bem... o que faria cada um de nós, no lugar dos árbitros, se tivesse duvidas num lance?
Sem querer, no nosso subconsciente, provavelmente teríamos medo de nos enganar em desfavor a um clube grande pois amanha iríamos ser criticados fortemente. Portanto se nos enganamos para o pequeno, amanha vai ser um dia difícil, mas na terça feira já se esqueceu...
Gostava muito que se deixasse de justificar as derrotas ou os maus desempenhos das equipas, pelos árbitros. 
Primeiro porque como disse antes, são pessoas e todos nós erramos.
Segundo porque desmerece o valor da equipa adversaria que conseguiu um bom resultado e muito provavelmente lutou para isso.
Terceiro porque não é bonito por em causa a integridade de um ser Humano.
Quarto porque os jogadores são os primeiros culpados, e são, a maioria das vezes, os últimos a ser responsabilizados.
(não vou dar mais motivos, más estou certo que os há)

Eu sou adepto de um clube muito grande, mais do que qualquer um de portugal, talvez o mais ou dos mais mediáticos do mundo, e não sei se o melhor do mundo, (isso não importa gora). Como tal, não me queixo dos árbitros, pois sei que 90% das vezes o meu clube vi ser veneficiado, e não gosto das reacções do treinador do meu clube, assim como de alguns jogadores, quando vêem deitar a culpa ao juiz da partida. 
Chego a conclusão, que o passado deles em clubes mais pequenos e ligas mais pequenas tem algo a ver, onde possivelmente houve corrupção e estão habituados a ser mais beneficiados. Esse passado leva-os  reagir assim, pensando que em todo o lado há erros deliberados. 
Ou então usam a regra: Quem não chora não mama... 

Corrupção é capaz que haja, mas eu não quero acreditar... Pelo bem do futebol. E se houver, pelo bem deste desporto que tanto amo, que os corruptos sejam todos punidos, sejam eles quem sejam. Que quem tem que ter mão pesada, tenha tomates para o fazer, seja ele quem for o corrupto, já que se é corrupto não passa de alguém que retira qualquer tipo de valor e desrespeito pelo desporto e desportistas.
A questão pode depois colocar-se de outra maneira. Quem é que vigia os vigilantes?

Agora pelo bem do futebol, é bom que haja também polémica. Senão o futebol não era futebol, era ténis ou xadrez ou outro desporto qualquer, e não seria o desporto rei...
Já me podem criticar agora...
Beijos e abraços.

2 comentários:

Miguel Gonçalves disse...

De acordo com tudo. O único senão é quando os erros de alguns árbitros são sempre a favor de alguns e contra outros, como o caso do Pedro Proença (por exemplo). E se não acreditas que há corrupção em Portugal é porque se calhar não prestas a devida atenção ao campeonato português e a um tal presidente que manda no futebol há mais de 30 anos.
De resto, o meu SLB também é beneficiado, mas quando comparado com outro clube que luta pelos mesmos objectivos fica a anos luz, esse é que é o problema!!!

Oscar Tomé disse...

Bem acho que já houve clubes punidos por corrupção, e muito provavelmente nem todos os que merecem foram punidos. Ok, talvez a frase seria melhor se fosse Acredito que há mas não quero acreditar...